Dr. Leonardo Barros

Ortopedista especialista em joelho

Sobre

Buscando sempre as melhores formações, Dr. Leonardo Barros Mascarenhas prestou especialização em cirurgia do joelho no Hospital das Clínicas da USP em Ribeirão Preto-SP, centro terciário de alta complexidade e centro acadêmico reconhecido internacionalmente. 

Possui experiência internacional na área com cursos em Pittsburgh (EUA), Naples (EUA) e Bogotá (COL) e trabalhos científicos publicados em revistas americanas. 

O começo

A ligação do Dr. Leonardo Barros Mascarenhas com a ortopedia começou muito cedo. Durante a graduação na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Púbica (EBMSP), buscou estar envolvido em atividades extra-curriculares na área cirúrgica/ortopédica. Ainda no terceiro ano, participou do seu primeiro congresso brasileiro de ortopedia em Vitória-ES (2005). No quarto ano, fez o seu primeiro estágio oficial em cirurgia ortopédica no Hospital Geral Roberto Santos (Salvador-BA) sob a supervisão do conceituado Dr. Henrique Gonçalves.

Ainda neste ano, defendeu publicamente a monografia com tema “Tratamento Ortopédico das Lesões Metastáticas da Coluna Vertebral” sob a orientação do Prof. Dr. Marcos Almeida Matos (Hospital Santa Izabel). Durante o internato médico em 2007/2008, participou de Iniciação Científica com o tema “Alterações histomorfométricas induzidas por glicocorticóides na cabeça femoral de coelhos” também sob a orientação do Prof Marcos Almeida.

Fez parte do grupo fundador da Liga Acadêmica do Trauma da Escola Bahiana e foi aprovado no processo seletivo da primeira turma da Liga Acadêmica de Ortopedia da UFBA. Ainda nesse período, organizou o I Simpósio de Ortopedia e Traumatologia da EBMSP sob orientação dos professores Dr. Flavio Robert Sant’Ana e Dr. Marcos Almeida.

Experiência internacional

Em dezembro de 2007, teve a primeira experiência internacional estagiando por três meses no ambulatório de ortopedia e centro cirúrgico do Allegheny General Hospital em Pittsburgh nos Estados Unidos, sob a supervisão do Chairman Dr Patrick DeMeo, especialista em ortopedia desportiva e cirurgia artroscópica. Acompanhou os trabalhos do renomado Dr Nicholas Sotereanos, referência em Artroplastia (Prótese) de Joelho e do Dr Gregory Altman, referência em trauma (fraturas). 

Durante o estágio, participou de estudos científicos que mais tarde seriam apresentados em congressos brasileiros e revistas americanas. 

Dr. Leonardo e o Chairman Dr. Patrick DeMeo (Medicina do Esporte)
Dr. Leonardo e Dr. Nicholas Sotereanos (Especialista em Próteses)

Logo no retorno ao Brasil em 2008, um dos trabalhos foi aceito para apresentação oral no Congresso Brasileiro de Ombro e Cotovelo em Búzio-RJ com o tema “Resultados da fixação minimamente invasiva utilizando placa bloqueada para fraturas do úmero proximal” sendo o único estudante como apresentador.

Residência

Ingressou, através de concurso público em 2009, no programa de residência médica em Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto, cursando os três anos regulares de especialização.

Nesse período, teve a oportunidade de conhecer professores de grande importância na história da ortopedia brasileira como Prof. Cleber Paccola, Prof. Maurício Kfuri Jr., Prof. José Baptista Volpon, Prof. Nilton Mazzer, Prof. Claudio Barbieri, dentre outros.

Ao término do programa, prestou prova e tornou-se membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – SBOT, sendo aprovado em oitavo lugar nacional, em janeiro de 2012.

Neste mesmo ano, iniciou especialização na USP-RP, como médico adido do departamento de Cirurgia do Joelho e Trauma do Membro Inferior, sob a chefia do Prof. Dr. Maurício Kfuri Jr, com o qual estabeleceu amizade e parceria que perduram até os dias atuais.

Especialização em cirurgia do joelho da USP-RP 2012. Dr Rafael Aluísio (médico residente), Dr Leandro Brandi (médico residente), Prof. Dr. Maurício Kfuri (Coordenador) e Dr Leonardo Barros (médico residente).

Atualidade

Após o término da sub-especialização, atuou como médico ortopedista e coordenador de equipe do Hospital Cruz Azul de São Paulo-SP e como cirurgião de Joelho do Hospital São Francisco em Ribeirão Preto-SP. Em 2013 resolveu retornar à Vitória da Conquista, cidade da família e onde passou a infância, para seguir a carreira médica. Atua na rede pública, no Hospital Geral de Vitória da Conquista e na rede privada, no Hospital SAMUR, ambos com UTI para suporte pós operatório.

Em 2018, foi aprovado em concurso público para professor do curso de medicina da UFBA campus de Vitória da Conquista, atuando na área de Anatomia, Ortopedia e Traumatologia e Urgências médicas.

Artigos científicos

Publicações em Revistas Internacionais

The American Journal of Orthopaedics
Minimally Invasive Plate Osteosynthesis for Proximal Humerus Fractures: Functional Results of Treatment.

Março, 2011

Spinal Cord Spine trauma due to diving: main features and short-term neurological outcome.

Maio, 2010

The Journal of Trauma, Injury, Infection and Critical Care: “Results of Minimally Invasive Distal Fibular Plate Osteosynthesis”.

Fev, 2009

Publicações em Revistas Nacionais

Revista Brasileira de Ortopedia: Correlação entre o momento da cirurgia e a ocorrência de complicações per-operatórias no tratamento das fraturas trocanterianas do fêmur.

Maio, 2011.

Trabalhos Apresentados em Congressos – Tema Livre Oral

XVIII Congresso Brasileiro de Trauma Ortopédico: Hastes retrógradas no tratamento do joelho flutuante: seria esta uma opção segura?

2012

XVII Congresso Brasileiro de Trauma Ortopédico: Correlação entre o momento da cirurgia e a ocorrência de complicações per-operatórias no tratamento das fraturas trocanterianas do fêmur.

2011

VII Congresso Brasileiro de Cirurgia do Ombro de Cotovelo: Apresentador de Tema Livre: Resultados da fixação minimamente invasiva utilizando placa bloqueada para fraturas do úmero proximal.

2008

II Congresso de Trauma da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado – SBAIT

2006