O que é viscossuplementação?

É a injeção de Hialuronato de Sódio dentro de uma articulação para o tratamento de alterações da cartilagem. Essa substância é produzida naturalmente pelo nosso corpo por uma membrana (sinovial) presente nas articulações. Devido a sua alta viscosidade, tem um excelente poder lubrificante e amortecedor de impactos, diminuindo a pressão pelo peso (como uma graxa no pistão de um motor).  Além das propriedades mecânicas, melhora a qualidade do líquido que lubrifica as articulações, oferecendo efeito analgésico, anti-inflamatório e protetor da cartilagem.

O Hialuronato é produzido para viscossuplementação através da sua extração da crista de galo ou pela fabricação laboratorial. Deve ser aplicado por um médico especializado seguindo rigorosos critérios de indicação e técnica apropriada. A dose deve sempre ser individualizada, variando de aplicação única ou seriadas.

Os resultados positivos da viscossuplementação são bem estabelecidos e respaldados pela literatura médica. Os efeitos na articulação já foram demonstrados em estudos realizados em até 2 anos após a aplicação. As complicações desse tratamento (como alergia, calor local e artralgia) ocorrem em cerca de 4% dos casos e devem ser prontamente tratadas seguindo orientações médicas.

No vídeo abaixo, uma demonstração da Universidade do Texas de como é feita a infiltração.