O Pré-Operatório

Tensão, preocupação e ansiedade. São sensações por vezes referidas na véspera de uma cirurgia eletiva, principalmente, se for a primeira vez, e isso é normal!  Afinal de contas, não é todo dia que deitamos numa mesa de cirurgia.

joelhosaudavel.com vai passar algumas informações úteis sobre o período pré-operatório que vai deixar você mais tranquilo.

1 – Exames Pré-Operatórios

“Doutor, porque meu amigo fez um exame “x” antes da cirurgia e o senhor não me pediu esse exame? Não está faltando?”. Essa é uma dúvida frequente. Os exames a serem realizados dependem do perfil do paciente e da cirurgia a ser realizada. Isto é, se o seu amigo for cardíaco e você não, certamente ele fará mais exames do que você. O mesmo vale se ele for idoso ou se for fazer uma cirurgia de porte maior!

***IMPORTANTE*** Não esqueça de levar os seus exames na consulta pré-anestésica e no dia da cirurgia!! Eles devem ir junto com você para sala de cirurgia.

2 – Exames de Imagem

Assim como os exames pré-operatórios, os exames de imagens como Raio-x, Tomografia e Ressonância Magnética devem ser levados para sala de cirurgia. Não esqueça!

3 – Como será minha anestesia?

Além de outras coisas, a consulta pré-anestésica com médico especialista em anestesiologia também serve para esclarecer e tirar dúvidas do paciente. Aproveite esse momento!

4 – O que não posso deixar de dizer aos médicos?

  • Alergias prévias. Principalmente a medicamentos, esparadrapo e iodo.
  • Ferimentos recentes. Feridas não são bem-vindas! Informe ao médico se houve algum ferimento recente mesmo que não seja no local da cirurgia.
  • Histórico de doenças. Informe todas. Se já teve trombose ou infarto antes, não esqueça de avisar!
  • Medicamentos em uso. Cada remédio tem sua recomendação de como proceder no pré-operatório. Alguns devem ser suspensos e outros não, pergunte ao seu médico !
  • Cirurgias prévias. Se já foi operado antes, informe se houve alguma complicação anestésica ou cirúrgica e se teve algum problema com a cicatrização.
5 – Como deve ser a véspera de uma cirurgia eletiva?

Todo evento de sucesso em nossas vidas teve uma boa preparação. Com cirurgia não é diferente! No dia da cirurgia você deve estar descansado e com a pressão e glicose controladas. É fundamental que o dia anterior seja calmo, sem grandes compromissos ou preocupações. Evite alimentação pesada ou que você não esteja habituado. Não pratique esportes de contato para evitar traumas e siga as orientações do seu médico em relação aos seus remédios de uso habitual. Se você tem religião, uma oração é sempre bem-vinda!

6 – Como deve ser o Jejum?

Habitualmente começa 8 horas antes da cirurgia. O jejum deve ser absoluto, incluindo água! O seu médico pode fazer algumas concessões a depender do horário da sua cirurgia e, se você tem ou não diabetes, mas nunca saia da rotina sem orientação médica.

Tenha uma boa cirurgia!