Joelho na Infância

Doutor, meu filho tem o joelho torto?

Essa é uma das perguntas mais ouvidas no dia a dia do ortopedista. O alinhamento dos joelhos varia de acordo com a idade. Isso mesmo! Em determinada idade, o esperado é que esteja para fora e, em outra, ele deve estar para dentro. Apenas as alterações que fogem do esperado são consideradas anormais e devem ser investigadas e adequadamente tratadas no momento correto a fim de prevenir sequelas.

Chamamos de “Genu varum” quando os joelhos se afastam da linha média. Dessa forma, ao juntarmos as pernas, os pés se tocam antes dos joelhos. A criança normal nasce assim e tem tendência a melhorar entre 18 e 24 meses de idade. O ortopedista acompanha a evolução do desvio através do exame clínico medindo a distância entre os joelhos.

Já os joelhos voltados para dentro constituem outra alteração, chamada  “Genu valgum”. Na criança normal, surge entre 18 e 24 meses e aumenta até os 4 anos! Após essa idade, tem uma tendência a regredir. O médico acompanha a evolução através da distância entre os tornozelos.

Desvios muito acentuados ou incompatíveis com a idade podem ocorrer em consequência de algumas doenças ou deficiências de vitaminas. Em caso de suspeita ou dúvidas, não hesite em perguntar ao seu pediatra ou ortopedista.