5 dicas infalíveis do fisioterapeuta no pós LCA

Olá pessoal!

Meu nome é Fabrísio Spinola e abaixo estão as minha dicas. Bom proveito!

1 – Exercício simples

Se o seu pós-operatório transcorre com pouquíssimo edema, faça esse exercício! Contraia o músculo da coxa pressionando uma almofada embaixo do joelho. Esse exercício pode ser feito na sua cama. Faça isso 2 vezes ao dia, 2 séries de 10-15 repetições bastam. (Vide figura).

2 – Massageie atrás do joelho

Na parte de trás do joelho existem gânglios linfáticos, contudo, após a cirurgia eles costumam ficar “inchados”. Com a ajuda de um gel para massagens (use gel de arnica!), manipule a região de forma circular com uma leve pressão durante 5 min. Faça isso sempre antes de colocar a perna em elevação, favorecerá a drenagem!

3 – Sua panturrilha é uma bomba, use-a

Isso mesmo, a panturrilha assemelha-se a uma bomba, exercitando-a você favorece o retorno venoso. Em posição sentada ou deitada, faça flexões e extensões, pare assim que começar uma “leve fadiga”.

4 – Perna esticada

Sempre que estiver de repouso na cama, mantenha a perna esticada! A perna dobrada por longos períodos podem levar a encurtamentos musculares e rigidez articular. Faça isso mesmo que seja mais confortável com a perna dobrada.

5 – Faça uso de toda extensão de movimento constantemente

Quando estiver sentado, dobre e estique a perna, várias vezes ao longo do dia! Use a amplitude máxima sem forçar e sem sentir desconforto. Se sua perna estiver enfraquecida, a perna não operada pode auxiliar (vide figura).